A epidemia do Coronavírus evidenciou sem "maquiagem" os problemas econômicos, sociais e psicológicos de uma sociedade que até então, vivenciava seus dias no piloto automático e sem dar muita importância para algo muito simples - a celebração das relações interpessoais.
A necessidade do distanciamento e isolamento social impostos pelos governos, seguindo orientações dos órgãos de saúde, trouxe um sentimento muito latente e que talvez seja o maior de todos nesse período delicado - a saudade!
Saudade de estar com familiares, amigos, companheiros de trabalho ou ainda, saudade da rotina que era tão importante e não recebia a devida importância.
E como fazer para atenuar esse sentimento?
Aposte nas “lives”
Sim. Elas chegaram para ficar!
As lives tomaram conta do cenário causado pela pandemia. Familiares, amigos, artistas e profissionais usam e abusam dessa importante ferramenta tecnológica para diminuir as distâncias.
Através de diversas ferramentas é possível conectar-se com qualquer pessoa que esteja a quilômetros. E são inúmeros os relatos de familiares que estão passando mais tempo juntos e conectados, assim como amigos que não conseguiam sincronizar suas agendas e agora, estão mais próximos do que antes.
Outro movimento muito importante gerado pelas “lives” acontece no cenário artístico. Shows e eventos de todos os gêneros acontecem online, apostando na audiência massiva para pulverizar seus conteúdos e deixar suas marcas ainda mais conhecidas e em outros casos, aproveitando seus contatos e patrocínios para arrecadar fundos e suprimentos para pessoas afetadas pelo caos gerado pelo Coronavírus.
E para diversos especialistas, esse pode ser o futuro do show business, uma vez que os custos de produção tornam-se absurdamente menores e além disso, não se sabe quando as aglomerações acontecerão novamente por conta das determinações oficiais e do próprio receio que permanece muito forte dentro de cada indivíduo.
A tecnologia aliada à profissionais
A saudade não é exclusividade das relações familiares ou de amizade. A rotina de trabalho também foi afetada e adaptações foram necessárias. E para muitas pessoas, trabalhar de casa é uma situação desconfortável, seja pela logística, fatores externos ou simplesmente, pela saudade do convívio com os colegas do dia a dia. E para isso, a tecnologia também apresenta-se como fator chave!
Diversos aplicativos são responsáveis por unir equipes, fornecedores e clientes, proporcionando condições para que o trabalho seja executado da melhor forma e para que as distâncias sejam diminuídas.
Tempos de reflexões
Diante de todos os problemas causados pela pandemia, é necessário fazer uma importante reflexão. Será que vale a pena priorizar compromissos profissionais e sociais à frente das relações?
O isolamento social trouxe um ponto positivo que é a percepção da importância do contato com as pessoas amadas e de aproveitar cada pequeno momento ao lado e quem tanto se gosta. Quantos pais estão dando muito mais atenção à seus filhos, estreitando esse relacionamento fundamental que ficava muitas vezes em segundo plano por conta das rotinas profissionais?
Cada vez fica mais claro que a busca por ascensão profissional e bens materiais não garante saúde, felicidade e precisa achar um equilíbrio nas prioridades de cada indivíduo.
O comportamento do novo mundo
Se existe uma certeza, é que nada será como antes. O comportamento e organização da sociedade será diferente e cabe a cada um decidir quais serão as prioridades nesse novo mundo que bate à porta.
Ainda não se sabe como cada pessoa irá se comportar daqui para frente, mas uma certeza é que cada pequeno momento de união será celebrado e aproveitado por inteiro.
Os jantares terão mais sorrisos, os churrascos mais sabor, as festas muito mais cores, os encontros casuais muito mais sentido e as relações tendem a ser mais sinceras e valorizadas. E que todo esse momento sirva para unir ainda mais a humanidade, sem deixar a memória apagar todo o aprendizado vivenciado nesta pandemia, fortalecendo as parcerias, as trocas, o ser humano acima de tudo e de todos.
O Recanto da Paz entende bem de relações familiares, celebrações e confraternizações, e por isso, estaremos ainda mais preparados para receber você e todos aqueles que desejam celebrar os momentos da vida em harmonia, com a natureza de cenário, preservando a necessidade de aconchego, intimidade dos familiares neste novo momento de reencontro.