Cenografia para casamento: como personalizar seu dia especial

by Recanto da Paz on Dezembro 12, 2017

 

Recanto da Paz - Cenografia de casamento

Você e seu noivo estão se preparando para o grande dia de suas vidas? Pesquisando sobre decoração e maneiras de fazer com que o seu casamento seja uma experiência marcante? Então, esse post é para vocês!

Atualmente, grande parte dos casais querem fugir do casamento clichê e daquele estilo padrão. Preferem imprimir nesta data, toda a essência de seu amor e estilos pessoais. Afinal, oficializar a união do casal é um evento realmente único – nada mais justo que uma cerimônia e celebração personalizada.

A decoração é uma das partes mais gostosas de decidir e é por meio dela que o casório de vocês terá uma energia especial. Existe um profissional – o cenógrafo especialista em casamentos  – que é responsavel por deixar todos os detalhes únicos e exclusivos. Confira!

Afinal, o que é cenografia?

Cenografia são todos os detalhes de arrumação e decoração de um evento. Ela está presente desde a criação do convite (com suas cores e estilo), até os arranjos das mesas.

A cenografia é a criação de ambientes personalizados, criando cenários de acordo com o estilo que os noivos desejam.

Existem cenógrafos profissionais – que poderão ser contratados –, alguns hotéis que realizam casamentos dispõem desse serviço ou o próprio casal poderá criar e fazer essa parte.

Qual o primeiro passo para escolher um profissional de cenografia de casamentos?

Se for contratar um profissional, pesquise pelos portfólios e valores com que eles atuam.

Após escolhido, é necessário alinhar as intenções. Esteja preparado para algumas reuniões, pois os detalhes e decisões são inúmeros!

Se for uma cenografia independente, o primeiro passo é você e seu noivo saberem exatamente o que querem: estilo rústico, intimista, moderno, clássico, personalizado, ar livre...

Maneiras de personalizar o seu casamento:

Os noivos que optam por casamentos personalizados almejam que por meio dos detalhes, cenários e ambientes, as pessoas possam captar a essência do casal, como gostos, momentos especiais e coisas marcantes. Por exemplo, o estilo do casamento pode ser sobre Paris (se ambos forem apaixonados por essa cidade). Ou pode ter um tema de antiguidades (imagine se o noivo for professor de História!). Enfim, o estilo que direcionará a decoração precisa estar alinhado com os detalhes do casal.

Após a decisão do estilo, inicia-se as preparações:

  • Convite – que tal fazer um convite original e charmoso? Atualmente, existem muitas opções: desde artesanais, com materiais recicláveis, até convites em formato de vídeo. Capriche!
  • Iluminação – a luz do casamento dá um tom muito especial. Abuse de velas, tochas, luminárias, luzinhas...
  • Flores -  desde as flores naturais até as de papel. Elas por si só são românticas e dão alegria para o ambiente.
  • Mesas – a mesa do bolo, dos doces e das lembrancinhas precisam estar ornando com o estilo escolhido: usar e abusar de objetos, tecidos e flores.
  • Entrada – fazer um espaço de seja-bem-vindo no casamento é muito gostoso. Prepara o coração dos convidados. É um espaço em que vocês podem aproveitar muito: colocar mensagens engraçadas, fotos do casal, flores, velas...
  • Mensagens – espalhar mensagens fofas pelos locais é bem bonito. Pode fazer varais, colocar em porta retratos ou grudar em locais específicos.
  • Porta-retratos – que tal fazer um varal com as fotos do casal? As pessoas sentem-se testemunhas de uma verdadeira história de amor.

Se a intenção do casal é que o casamento seja um dia que fique registrado na memória de todos, é importante investir na cenografia. É ela que trará todo o encanto e demonstrará para os convidados a essência desse dia tão mágico, permitindo a todos vivenciarem este momento com muita alegria.

 

Recanto da Paz - Casar no Campo

Topics: Casamento, Assessoria de Casamento

folhas 1.png