Marketing sensorial para promover uma experiência marcante?

by Recanto da Paz on Agosto 24, 2017

 

Recanto da Paz - Marketing sensorial

Os aromas têm uma ligação direta com nossas emoções. Quando nosso olfato é acionado, como num passe de mágica, conseguimos reviver experiências antigas e até sentir novamente uma sensação inesquecível.

Aquele cheirinho de asfalto molhado na casa da vovó... e o vapor do chá de camomila a subir pelas narinas? O perfume que remete às festas mais animadas... E aquele cheirinho ímpar do nosso primeiro cachorro filhote? As mamães dizem que seus bebês têm os cheiros mais incríveis do mundo!

O cheiro é realmente poderoso! Como uma máquina do tempo, ele nos transporta de volta para aquelas memórias impregnadas de emoções.

O marketing sensorial atua exatamente assim!  É possível estudarmos as escolhas inconscientes dos consumidores quando eles são submetidos a determinado aromas.

O entendimento de como os clientes experienciam tais estímulos sensoriais, viabiliza a possibilidade de recriar situações favoráveis e que pareçam já conhecidas por eles, criando assim, um laço afetivo entre a pessoa, o produto e a própria marca.

Para reforçar o impacto das experiências, o marketing sensorial trabalha estimulando bastante os sentidos e assim, ressignifica o produto na memória do consumidor.

 

Veremos abaixo como esse tipo de estratégia atua:

 

Especialistas da neurociência fizeram uma pesquisa que nos revela como esse marketing atua diretamente nas escolhas dos clientes.  Eles expuseram várias fotos aos pesquisados. Essas imagens tinham cheiros imbuídos, cheiros de odor bom, ruim e neutro.

Após observar cada foto, as pessoas tinham que visualizar uma situação específica que tivesse alguma ligação com a imagem e com o cheiro.

  

Na etapa seguinte, as pessoas foram colocadas diante das mesmas fotos, desta vez, intercalando novas imagens sem cheiro algum.

O objetivo da pesquisa era que as pessoas respondessem quais imagens faziam parte da primeira etapa do teste. Resultado: as imagens vistas junto aos bons cheiros eram lembradas rapidamente pelos participantes!

Foi revelado que quando os indivíduos visualizavam as fotos atreladas a cheiros agradáveis, houve uma intensa ativação no hipocampo – local cerebral responsável pelas memórias. Constatou-se, também, a ativação do córtex piriforme, região onde se processam os odores.

 

Conclusão

 

A interatividade do córtex com o hipocampo implica na formação de memórias fortes, que através de estímulos certos, podem ser reativadas propositalmente.

Os cheiros marcantes são realmente poderosos e imbuídos de significado!

 

Quando os sentimos, conseguimos reviver experiências passadas, e junto delas muitos sentimentos, desejos e até motivações! No momento em que os clientes estão envolvidos com sentimentos e emoções de padrões positivos, essa é a hora certa do produto ser apresentado para ele!

 

Vivemos em uma época em que as experiências são valorizadas, e um grande objetivo dos profissionais do marketing deve estar em recriar aquelas situações que sejam únicas e marcantes. Certamente o marketing sensorial contribuirá para o envolvimento eficaz do consumidor com a marca, sendo um baita diferencial para a empresa, viabilizando, consequentemente, o sucesso da marca e produtos.


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