Gastronomia de Inverno

by Recanto da Paz on Agosto 28, 2018

shutterstock_523042285

 

O friozinho chegou, a fome aumentou e você gostaria de manter-se saudável e cheia de saúde? Continue conosco!


Tem dias de inverno que tem hora que parece que nenhuma roupa é capaz de nos aquecer. Ficamos incomodados, com pés e mãos frias e nosso apetite realmente aumenta.


O que acontece é que o nosso organismo gasta energia para conseguir se equilibrar, para auxiliar no aumento da temperatura corporal. Assim, gastamos mais energia e o líquido interno também é consumido. Além do mais ingerir alimentos quentes auxilia na regulagem da temperatura e nos dá bem-estar.


Com a fome aumentando, nosso corpo pede alimentos pesados, quentes e gordurosos, é normal. Mas tem que ter cuidado para não apenas engordar, mas também, manter o organismo com todas as substâncias necessárias para mantê-lo saudável.


Confira abaixo dicas para a gastronomia de inverno:


  • ABUSE DOS LÍQUIDOS
shutterstock_523042285

 

Por ser um tempo de frio, nossa tendência é evitar a água e os sucos - por terem a temperatura mais elevada.

Por isso, é importante estar atento porque durante o inverno, o nosso corpo utiliza-se de bastante água corporal para conseguir manter a temperatura interna.

Sendo assim, procure tomar bastante chá e sopas.


  • INVISTA NAS FRUTAS
shutterstock_328866587

 

O nosso apetite para as frutas tende a ser menor na época do inverno, pelo fato da própria temperatura. Porém, é muito importante consumi-las devido à grande quantidade de vitaminas que elas têm. Inclusive, para ter boa saúde e imunidade (evitando resfriados) é fundamental a ingestão de vitaminas C e D.

A dica é comer frutas quentes, como banana e maçã assadas com canela e mel.


  • COZINHE REFOGADOS

Em geral, no frio as pessoas consomem menos verduras e legumes crus, pelo fato da temperatura não ser acolhedora para o estômago.

Por isso, a sugestão é fazer as verduras refogadas com alho e azeite e os legumes podem ser assados ou mesmo fazer purê.

É fundamental consumi-los para ingerir fibras e manter o intestino saudável.


  • COMA RAÍZES

shutterstock_724061704

 

Nesse período frio, é natural que nosso apetite seja pelas comidas mais pesadas.

Por isso, o organismo delicia-se com alimentos mais substanciosos como batata, batata doce, mandioca, inhame, mandioquinha. Você pode fazê-los em cremes, assados, cozidos ou fritos!


Morar no Brasil é uma verdadeira diversidade: experienciamos desde um calor escaldante até um frio bem gelado.

O bom disso é que podemos, também, variar o cardápio conforme a estação!


E você? Como costuma se alimentar nos dias frios?

 

New Call-to-action

Topics: Institucional

folhas 1.png