Guia prático de casamento - tudo sobre a cerimônia

by Recanto da Paz on Fevereiro 20, 2018

 

Guia Casamento - Recanto da Paz.jpg

 

 

Noivo do lado direito ou esquerdo? Bouquet em qual das mãos? Daminhas entram na frente dos padrinhos? E na saída, noivo do lado direito ou esquerdo? Está chegando o grande dia e vocês não sabem exatamente onde todos devem se posicionar? Fiquem tranquilos! Estamos aqui para ajudá-los!

 

Organizar o cortejo do casamento não é algo tão simples, e existe todo um protocolo a ser seguido. Se o casamento é tradicional, importantíssimo que as normas sejam seguidas.

 

Agora, se vocês optaram por fazer uma cerimônia alternativa, podem também seguir essas orientações, mas se quiserem fazer de outra forma tudo bem.

 

Indicamos abaixo como deve ser o cortejo para que não se preocupem:

 

Bouquet

 

A regra diz que a noiva deve segurar o bouquet sempre com a mão direita, posicionando-o em cima do ossinho da bacia.

 

Noiva e Pai

 

O braço que ligará a noiva ao seu pai deve ser o esquerdo, e ambos devem caminhar lentamente até o começo do altar. Nesse momento, ela espera o noivo ir buscá-la.

 

Sogro e noivo se cumprimentam, ela se despede do pai com um beijo, e o noivo a recebe com um beijinho no rosto ou na testa.

A noiva chega do lado direito e, assim que for entregue ao noivo, ela passará a ficar a esquerda do noivo, a mesma posição que estará toda a sua família e padrinhos.

 

Pais dos noivos

 

Quem abre o cortejo são os pais dos noivos. No altar, cada um vai para um lado: a mãe fica do lado esquerdo e o pai do lado direito. Assim que o futuro marido chegar com a mãe, ele a entrega para o pai que já estará esperando-a no altar.

Assim que a noiva chegar com o pai, ele sobe ao altar e junta-se à esposa.

 

Daminhas

 

As daminhas devem ficar do lado esquerdo, juntamente com a mãe da noiva.

 

Sequência indicada para o cortejo tradicional:

  1. os pais entram,
  2. os padrinhos entram (mulheres sempre devem dar o braço direito aos homens);
  3. noivo entra com a mãe;
  4. daminhas e pajens;
  5. noiva entra com o pai (atenção, a noiva entra dando o braço esquerdo);
  6. daminha e pajens entram com as alianças;
  7. assinatura do livro;
  8. momento dos cumprimentos — as noivas iniciam com os padrinhos do noivo e finaliza nos pais do noivo, sendo que o noivo faz o contrário;
  9. saída do altar (a saída é feita na mesma ordem da entrada e noivos vão na sequência, ou seja,  por último) — tradicionalmente padrinhos com uma música e noivos com outra.

 

Para maior tranquilidade, o ideal é ter uma assessoria de casamento que conhece e cuidará de organizar todos esses detalhes.

Se a preferência do casal é fazer um casamento ao ar livre, a dica é: siga o protocolo do cortejo descrito acima, não tem como errar!

 

E vocês? Como realizarão o grande dia? Estão planejando um casamento tradicional ou alternativo? Conte para a gente!

 

Recanto da Paz - Assessoria de casamento

Topics: Casamento, Assessoria de Casamento

folhas 1.png