O guia perfeito para um casamento homoafetivo.

by Recanto da Paz on Maio 21, 2019

 Recanto da Paz


Você acabou de dizer o “sim” mais importante da sua vida, e o relógio já começou a contagem regressiva para o grande dia. E agora?


A maioria das pessoas já tem uma ideia de como seria o seu casamento ideal antes mesmo de encontrar um parceiro. Quando se trata de uma união homoafetiva, esse sonho vem acompanhado de muitos outros detalhes, principalmente para marcar a singularidade dessa data e representar bem o casal.


Acima de tudo e de todos trata-se de uma celebração do amor. Mas como essa festa pode ser planejada?

O ideal é começar entendendo quais os sonhos e planos que existem dos dois lados. O que cada um gostaria e imagina para o grande dia. Esse é um momento importante e único na vida de um casal, e deve ser tratado como tal, por isso algumas perguntas podem ajudar a passar por cima dos conflitos e tomar as melhores decisões:


  • O quanto esse detalhe é importante para mim?
  • O quanto esse detalhe é importante para a pessoa que eu amo?

É claro que nem tudo é resolvido com apenas duas perguntas. Mas é surpreendente o quanto pode ser evitado com esse sistema simples.


Com os sonhos e detalhes definidos, chega a hora de entender o que é preciso acertar com relação à documentação.

  Recanto da Paz Hotel Fazenda casamento


Casamento civil

A legislação brasileira, desde 2014, permite a união civil de pessoas do mesmo sexo. O processo é o mesmo feito por um casal heterossexual: é preciso procurar um Cartório de Registro Civil e marcar a data na presença de duas testemunhas.


A documentação exigida no momento da reserva de data é: RG, CPF e Certidão de Nascimento – ou de Estado Civil, caso alguma das pessoas seja divorciada. Feito isso, é só comparecer ao cartório na data marcada e assinar os papéis.


Um plano perfeito

Chegou a hora da festa! O que é preciso para este momento? Depois de entender quais as expectativas do casal, algumas definições mais pontuais precisam ser feitas para criar o plano perfeito:


Local

Onde realizar o casamento dos sonhos? Um lugar aberto em contato com a natureza ou um espaço fechado, como um buffet. Isso já ajuda a definir o que procurar no momento do planejamento, e também é muito importante quando se trata de custos.

 

Tipo de casamento

Vocês preferem algo mais intimista? Um pocket wedding pode ser uma ótima opção. Querem estender a festa? Por que não pensar em um wedding weekend?! É algo só para o casal? O elopement wedding é a resposta.


É preciso conhecer todas as opções e escolher a que melhor se adapta aos desejos dos noivos.

 

Recanto da Paz Hotel Fazenda casamento


Convidados

Depois de entender o estilo de casamento, é possível saber qual tipo de lista de convidados fazer. Se tiver de ser mais enxuta, é preciso considerar somente aquele que realmente não podem faltar: familiares, aqueles que fizeram parte da história do casal, os que apoiaram nos momentos difíceis.


Seja qual for o formato, é importante pensar em quem vai trazer alegria neste dia tão especial. Afinal, é uma celebração do amor!


Tipo de cerimônia

Vai ser uma cerimônia religiosa? Ecumênica? Realizada por amigos? Poética? Este é um outro detalhe a ser decidido.


Muitos casais têm optado por cerimonialistas ou amigos queridos que fizeram e fazem parte da sua história. Tudo é válido!


Trajes

Quem vai usar o quê? Os dois vão usar o mesmo estilo de traje? Serão cores diferentes? Quais opções preferem entre vestidos, ternos, trajes temáticos?


Mais uma vez, o céu é o limite. Não faltam fornecedores com opções das mais criativas para casamentos homoafetivos. Tudo parte do sonho de cada um, e não existe nada que não possa ser criado.

 

Recanto da Paz Hotel Fazenda casamento

 

Ordem da cerimônia

É decisão do casal sobre quem espera quem no altar, ou, como muitos preferem podem entrar juntos, de mãos dadas.


Orçamento

Um fator determinante para o direcionamento da celebração qual é o valor máximo que o casamento pode custar. Isso vai definir por onde começar, para onde ir, o que é possível.


A verdade é que a maioria das coisas pode ser adaptada ao orçamento, e é aí que profissionais experientes podem ser grandes aliados.


O “sim” é só o começo dos sonhos! Por isso, deixe a imaginação fluir e planeje o dia que sempre quis. Há fornecedores e equipes preparados para fazer deste o momento mais importante da vida de um casal, seja qual for o gênero, sejam quais forem os desejos.

 

CTA Wedding Weekend

Topics: Casamento

folhas 1.png