Passo a passo para a organização de seu casamento

by Recanto da Paz on Outubro 26, 2017

Passo a passo para a organização do casamento _ Blog Recanto da Paz.jpeg

Quantos projetos não saem do papel por não sabermos priorizar qual o primeiro passo? Atenção! Estamos falando de um dos eventos mais lindos de suas vidas... o casamento! E isso não é qualquer coisa!

Muitos casais têm o sonho de se casar e ficam apenas no plano da imaginação. Quando conversam e discutem todas as tarefas e passos de um casamento, podem desanimar e não saber como e por onde começar!

 

Pensando nisto, resolvemos escrever este artigo dedicado para vocês! Com a disposição que certamente contagia o casal, preparação e o desejo de compartilhar com os amigos e familiares o amor que transborda, Voce pode organizar seu casamento da melhor forma possivel.

 

Acompanhe os passos para organizar um casamento:

 

O QUE FAZER 12 MESES ANTES DO CASAMENTO?

 

  • Tirem os pensamentos da cabeça!

Transcrevam tudo para o papel! Tudo o que vem à suas mentes: estilo do casamento, tipo de convite, número de convidados, cores, vestido, comidas... assim vocês ficarão mais calmos e os pensamentos vão se tranquilizando conforme organizam as ideias!

Antes de iniciar os preparativos é importante decidir se haverá contratação de uma assessoria de casamentos especializada, ou se os próprios noivos ficarão responsáveis por todas as tarefas e atividades.

 

  • Estilos de casamento

Clássico, tradicional, rústico? Na praia, no campo, na igreja? Qual o tamanho do ambiente que irão necessitar? Minimalista ou sofisticado? Manhã, pôr do sol ou noturno? Quantas pessoas?

Esse é realmente o segundo passo.

Para conseguirem alinhar os contextos e tarefas, precisam saber o que realmente desejam.

 

  • Escolhas pontuais

Talvez seja indicado agendar uma data semanal para decidirem tudo o que pontualmente surgir. Saibam que terão de fazer muitas escolhas, elas são fundamentais para conseguirem dar sequência aos próximos passos.

O casal deverá decidir qual tipo de cerimônia de casamento desejam, se contratarão fornecedores ou se irão fazer tudo pessoalmente, quem poderá oferecer ajuda para o casamento e em quê etapa.

Visando evitar desgaste e stress neste projeto único, fundamental alinhar os desejos individuais, para equalizar as intenções entre o casal.

 

  • Faça a lista de convidados

Essa não é uma tarefa fácil. Vocês precisarão decidir se o casamento será um evento íntimo grande, médio.... Se convidarão todos os parentes ou somente mais chegados.

Essa lista é prioritária, pois muitas escolhas serão decorrentes a partir dela. Façam com muito carinho e calma.

 

  • Contextos e listas de tarefas

Crie contextos específicos da qual precisarão tomar decisões e dar os próximos passos. Exemplos: igreja (datas, horário, decoração, falar com quem?), roupas (estilo, cores, datas, fornecedores), decoração, comidas e bebidas, viagem de lua de mel...

Para cada contexto, vocês criarão uma lista de tarefas de acordo com as prioridades. Por exemplo: para um contexto de alimentos que será servido no restaurante, a primeira tarefa de minha lista tem que ser: qual tipo de comida desejamos servir? Decidido isso, preferencialmente selecionar três fornecedores e realizar a degustação do buffet, que serão listados como tarefas.

  • Reservas

Recomenda-se um prazo médio de um ano antes a data prevista e/ou desejada, para reservar a igreja, o buffet, agendar a viagem de lua de mel, comprar passagens (se necessário), reservar bandas musicais, etc...

Decidir, organizar e reservar o quanto antes!

  • Burocracias

Esteja atento e verifique previamente os documentos que são solicitados, e os prazos mínimos exigidos para cada atividade, seja na Igreja para a cerimônia religiosa, cartório para o casamento no civil, como local da festa.

  • Fornecedores

Existem uma grande variedade de empresas que disponibilizam seu serviços, tanto para parte de alimentos como bebidas. Certifique-se de visitar os espaços com calma e experimentar os menus que eles oferecem em seus pacotes. Procurem ter objetividade e clareza em seus desejos e prioridades. Ao encontrarem o que estão buscando dentro de suas possibilidades e anseios, poderão viabilizar o fechamento do negócio mediante assinatura de contrato.

 

E 6 MESES ANTES?

 

  • Roupas e acessórios

Este momento é verdadeiramente especial para as noivas. A mesma já vem sonhando e pesquisando intensamente os modelos, e deverá decidir entre alugar, comprar pronto, ou mandar confeccionar. Neste cenário não podemos deixar de priorizar o noivo, ele também é personagem principal desta história, e merece as mesmas preocupações e cuidados da noiva. E dê sequência nessa decisão.

 

  • Convites

Dentro desta cronologia, já devem ter escolhido data e local do evento.

Inicie a etapa de orçamentos com as gráficas, e se já tiver um estilo em mente procure direcionar o fornecedor. É o momento de fechar o pedido dos convites!

  • Detalhes relevantes

Já decidiu qual estilo e como será a música? Banda? Ao vivo?

Haverá profissionais para fotografia e ou filmagens? Já escolheu os responsáveis em registrar este dia mágico? O bolo? Qual formato, sabor, quantidade de andares, e quem será o artista responsável por esta doçura? Bem casados? Doces?

Considere com carinho os detalhes ... Este é o seu momento!

Padrinhos:

Se o formato do casamento já está decidido pelos noivos, chegou a hora de colocar luz nisso! Os padrinhos deverão ser os primeiros a serem convidados, considerando que necessitam se organizar com antecedência, em conjunto com os noivos em muitos detalhes.

Procure formalizar o convite entre 4 e 6 meses antes do casamento.

 

3 MESES ANTES - ESTÁ CHEGANDO! 

 

  • Alianças

Já escolheram o modelo e encomendaram as alianças? Mandaram gravar os nomes e a data?

  • Convites

Revise sua lista de convidados, envie os convites, decida a forma de entrega entre pessoal ou pelo correio, e não esqueça de solicitar confirmação.

 

  • Provas e testes

Faça o teste de cabelo e maquiagem no salão escolhido, com antecedência. Realize todas as provas determinadas do vestido, e considere comprar um sapato com um número maior, acredite seus pés estarão inchados pelo tempo maior em pé no dia do casamento.

 

  • Locomoção

Já escolheram o meio de locomoção para a noiva chegar na Igreja? Será um veículo próprio ou locado? Haverá motorista? Qual modelo e cor?

 

  • Votos

Procure escrever com antecedência os seus votos, para que suas melhores lembranças e sentimentos possam ser transmitidos ao seu parceiro e convidados. Evite deixar para os últimos momentos, evitando assim nervosismo e bloqueio da criatividade.

 

  • Detalhes

Reveja, faltou encomendar alguma coisa? Doces comprados? Lembrancinhas providenciadas? Detalhes no look? Alianças ok? Flores, noivinhos no topo do bolo, serão um ou dois buquês? Viagem de lua de mel agendada?

 

Habitue-se a revisar com frequência sua lista de tarefas, para não haver surpresas desagradáveis de última hora.Esteja o mais tranquilo que nada estará faltando neste dia.

 

UMA SEMANA ANTES - CORAÇÃO ACELERADO! 

 

Que emoção! O grande dia está chegando!

 

  • Listas de tarefa:

Efetue uma revisão geral, se optou por uma Assessoria faça seu check list com ela, caso contrário, diretamente com os prestadores de serviços contratados.

 

  • O grande dia:

Lembrem-se de priorizar o casal acima de tudo e todos!

Manicure agendada? Depilação? Cortar os cabelos e unhas? Irão fazer algo para relaxar, depois de tantos preparativos? Um dia no SPA ou uma prática de yoga?

 

Existem muitas opções para que o casal possa estar junto também neste dia de preparação, dividindo momentos de relaxamento juntos antes da cerimônia.

Importante a harmonia de estar plenos em comunhão neste dia, o bem estar do casal deve ser prioridade.

 

Organizar um casamento é um grande projeto! Mas com planejamento antecipado, desmembrando as atividades em micro tarefas, executando um pouco todos os dias, torna-se muito prazeroso sua realização.

 

Por último ressaltamos que se a opção pelo local do casamento for diferente do tradicional, por exemplo no campo, é importante entregar os convites com antecedência de seis meses, visando possibilitarem aos convidados se organizarem num tempo adequado.

 

Desejamos ter contribuído para que o sonho se concretize, siga no caminho da realização e felicidade. O Recanto da Paz está preparado para tornar seu dia especial, venha nos conhecer.

 

Recanto da Paz - Assessoria de casamento

Topics: Casamento, Assessoria de Casamento

folhas 1.png