Quais as tradições das festas juninas e julinas?

by Recanto da Paz on Julho 17, 2018

Recanto da Paz - Quais as tradições das festas juninas e julinas

 

“A noite estava tão mágica, que as estrelas até sorriam, iluminando nosso coração, naquela noite de São João”.  Tere Penhabe.

 

Há quem espere ansiosamente pelos meses de junho e julho para vivenciar as deliciosas festas juninas! Você conhece suas tradições? Continuem conosco!

A festa junina é uma mistura de culturas diversas e suas celebrações. Temos no mês de junho os dias de comemoração de importantes ícones do catolicismo:  celebração de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Mas, em um tempo muito anterior à essa Era cristã, existiam os rituais em celebração à fertilidade, no Hemisfério Norte, durante o solstício de verão. Época essa em que comemoravam-se a fartura das colheitas.

 

Quando os portugueses trouxeram essa tradição ao Brasil, mesclou-se com a cultura local indígena; por isso que nessas festas caipiras, temos a presença de comidas tipicamente brasileiras como o milho,mandioca, abóbora e batata-doce.

 

Confira abaixo quais são as principais tradições das festas juninas e julinas:

 

  • QUADRILHA

A quadrilha é um dança que varia entre de casal e de roda. Originada dos castelos da  França, “Quadrille”, quando incorporada à cultura brasileira, ganhou todo um novo significado e charme. Na quadrilha tradicional brasileira, temos o uso de instrumentos que marcam um ritmo bem popular: triângulo e sanfona.

A ideia da quadrilha é que um casal engravida antes do casamento e o pai da noiva fica muito bravo e força o noivo a se casar. Então, inicia-se a celebração com a dança de todos os convidados.

É um momento muito esperado nas festas juninas, onde transborda alegria e descontração.

 

  • COMIDAS TÍPICAS

A festa junina é a festa da roça, onde os caipiras celebram suas fartas colheitas: principalmente de milho e batata doce.

Toda festa caipira tem as suas bebidas típicas, como: vinho quente, quentão e chocolate quente.

Já na parte de comidas, faz-se presente diversos pratos que tenham o milho como ingrediente importante: bolo de milho, curau, pamonha, pipoca, bolo de mandioca, amendoim, batata doce assada, cocada, etc…

 

  • FOGUEIRA

Grande marco das festas juninas, diz a lenda que a sua fumaça foi um aviso que sinalizava o nascimento de João Batista para Maria, mãe de Jesus.

Em épocas remotas, a fogueira também era utilizada para afastar os maus espíritos das plantações.

Aqui no Brasil por junho e julho serem meses de muito frio, faz-se fundamental a presença da quentura do fogo para aquecer as pessoas.

 

Ficou com vontade de tomar um quentão, dançar quadrilha ou comer um delicioso bolo de milho? Então, você não pode perder essa!

 

O Hotel Recanto da Paz realizará no dia 28/07/18 uma festa Julina pra lá de caipira, com quitutes especiais e muita diversão - crianças até 5 anos é cortesia! Para garantir a sua diversão, faça a sua reserva! Não precisa ser hóspede para participar e aqueles que fizerem no mínimo duas diárias, terão entrada gratuita :)


Aproveite essa oportunidade e leve sua família para o arraiá: num clima acolhedor e cheio de delícias juninas! Eita trem bom!

 

New Call-to-action

Topics: Lazer em família

folhas 1.png