RESERVAS

Blog do Recanto

Restrições alimentares: como contornar durante uma viagem?

Por Recanto da Paz em 19 de Outubro de 2021

Mulher recusando um copo de leite

 

Quem não gosta de comer, não é mesmo?! Deliciar-se com uma comida saborosa, preparada com muito amor e carinho e ingredientes selecionados, não tem preço. Mesmo tendo algumas restrições, quando a refeição é preparada com todo cuidado, fica difícil não aproveitar, no entanto, é necessário tomar alguns cuidados quando envolve questões de saúde.


Nos últimos anos, a quantidade de crianças e adultos com restrições alimentares cresceu. Seja por problemas de saúde, como alergias a certos tipos de alimentos, ou por gosto e estilo de vida, como o vegetarianismo e o veganismo, os hábitos alimentares das pessoas vêm mudando.

 

Mas quais são os tipos de restrições enfrentadas hoje em dia? Separamos algumas para explicar melhor como devem ser preparados os alimentos para atender a todos os tipos de público.

 

Intolerância à lactose 

 

A intolerância ocorre por insuficiência ou ausência da enzima lactase no organismo, ou seja, as pessoas que sofrem com esse tipo de problema não podem ingerir produtos que contenham lactose, como leite, queijos, manteiga, iogurtes, além de pães e bolos cuja massa seja feita com leite. 

 

Os alimentos para intolerantes à lactose devem ser feitos em locais que não tiveram contato com qualquer derivado da lactose. Ou seja, não basta deixar de utilizar leite, é importante ter cuidado para que os recipientes, talheres, bancadas e qualquer ambiente de preparo não contenha resquícios do alimento.

 

Alergia ao glúten 

 

Embora seja menos comum, há pessoas que têm alergia a glúten. O glúten é a combinação das proteínas gliadina e glutenina, e está presente no trigo, aveia, cevada, malte, centeio e derivados. Por isso, quem possui alergia ao glúten, tem uma alimentação extremamente restrita. 

 

A comida para essas pessoas deve ser preparada em locais diferentes dos demais tipos de alimentos, não podendo ter contato com qualquer ingrediente que possui glúten.

 

Alergia a crustáceos

 

Uma das alergias mais comuns, os crustáceos são vilões para muitas pessoas. Alimentos como camarões e lagostas apresentam uma proteína conhecida como tropomiosina, responsável por causar reações em muitas pessoas.

 

Os alimentos preparados para essas pessoas não podem entrar em contato com frutos do mar, nem com locais onde os crustáceos foram preparados.

 

Vegetarianismo

 

Há vários tipos de vegetarianismo, mas o mais comum é aquele em que as pessoas não ingerem nenhum tipo de carne animal, seja de boi, porco, galinha ou peixe, mas comem alimentos derivados, como ovos e leite. Dependendo do tipo de restrição, as pessoas podem não comer os derivados.

 

Veganismo

 

É semelhante ao vegetarianismo, mas o veganismo está mais para um estilo de vida, portanto, pessoas que aderem ao hábito não se alimentam e nem utilizam nenhum produto que tenha origem animal. Elas não comem carne, ovos, leite nem alimentos que tenham sido feitos desses derivados. 

 

Além da alimentação, os veganos não fazem uso de vestimentas com pele de animais nem produtos que tenham sido testados em animais.

 

A dieta de pessoas vegetarianas e veganas só não envolve carne, mas é muito rica de cereais, leguminosas, oleaginosas, sementes, verduras, tubérculos, frutas e fungos. Ou seja, há muita opção para criar um cardápio muito variado.

 

Como encontrar destinos tendo restrições alimentares?

 

Uma das maiores dificuldades para quem tem alguma restrição alimentar é encontrar um hotel que atenda às suas necessidades. Nem toda hotelaria conta com uma cozinha preparada para proporcionar a alimentação adequada a essas pessoas. 

 

É necessário cuidados em todos os casos, seja por saúde ou estilo de vida. Por isso, é importante que os hóspedes se informem se o hotel possui cardápio especial para cada tipo de restrição, e se são tomadas as devidas providências.

 

Hotelaria com cardápios customizados

 

Embora seja difícil decidir um destino e ainda encontrar um local para ficar que possua uma cozinha preparada para atender pessoas com alimentações diferenciadas, o número de hotéis e pousadas que possuem um cardápios customizados vem crescendo cada vez mais. Muitas empresas estão se adaptando às mudanças dos seus clientes, afinal, o público com restrições é cada vez maior.

 

Gastronomia no Recanto da Paz

 

No hotel Recanto da Paz, a culinária é feita com amor e carinho, no almoço com gostinho de comida caseira, lembrando as delícias feitas pela mãe e avó, e no jantar algo mais sofisticado, com serviço à francesa num menu degustação maravilhoso, e claro, sempre pensando em todos os nossos hóspedes e amigos. Nossos ingredientes são naturais e bem selecionados para elaborar pratos especiais, com simplicidade e muito sabor.

 

Contamos com um cardápio especial e customizado para atender às necessidades de pessoas que possuem algum tipo de restrição alimentar, mediante a pedidos prévios durante a efetivação da reserva.

 

Tomamos todos os cuidados necessários para proporcionar as melhores experiências para nossos hóspedes. Pedimos desculpas, mas infelizmente, não conseguimos atender a demandas específicas, como problemas que dizem respeito a contaminações cruzadas, alergias severas e dietas super restritivas e etc.

 

Venha aproveitar nossas maravilhas

 

Localizado em Atibaia, a aproximadamente 65 km de São Paulo, o hotel Recanto da Paz oferece desde o café da manhã até o jantar. Toda gastronomia é pensada e customizada para pessoas com alimentações normais e diferenciadas, basta nos avisar! 

 

O hotel ainda oferece toda a estrutura necessária para que as pessoas nessas condições possam preparar ou armazenar sua própria alimentação, mediante a aviso prévio. Além de tudo isso, oferecemos atividades para todos em meio a natureza e com paisagens incríveis.

 

New Call-to-action

Topics: Institucional

folhas 1.png