RESERVAS

Blog do Recanto

Turismo pós-pandemia: tudo o que você precisa saber

Por Recanto da Paz em 6 de Outubro de 2020

Turismo pós-pandemia

 

Um dos setores mais afetados com a chegada da pandemia foi o turismo. A hotelaria e as companhias aéreas foram rapidamente atingidas pelos problemas causados pelo Coronavírus, e isso se deve principalmente por conta das aglomerações e dos espaços confinados. Mas a boa notícia, é que a recuperação está mais adiantada do que se imaginava.

 

O cenário pós-pandemia apresenta algumas mudanças significativas na maneira de viajar, tanto na escolha dos destinos, quanto na hora de decidir o local da estadia. Por isso, listamos abaixo algumas tendências diante do “novo normal” tratando-se do turismo.

 

Crescimento do Turismo interno

 

Os destinos nacionais devem ser a grande escolha na hora de viajar. E alguns fatores justificam a expectativa do setor, por exemplo, as pessoas tendem a sentir-se mais seguras optando por viagens de menor duração - no caso da necessidade de transporte aéreo ou rodoviário - ou até mesmo, optando por deslocamentos com seus próprios veículos. A grande tendência é a procura por pontos turístico “no quintal de casa”.

 

Outro fator muito importante é a economia. Com a chegada do coronavírus mercados sofreram fortes perdas, elevando a cotação das moedas estrangeiras e consequentemente, impactando nas expectativas de quem esperava realizar o turismo internacional. 

 

A redução das viagens de negócios

 

A maneira de fazer negócios também mudou. Empresas descobriram que o trabalho remoto é tão ou mais eficaz quanto o modelo tradicional, que envolvia viagens intermináveis, gerando altos custos de deslocamento, tempo perdido e outras demandas. 

 

Com a pandemia veio também o avanço e melhoria das tecnologias para atender o mercado, possibilitando a realização de reuniões e a flexibilidade das jornadas de trabalho. 

Diante disso, as viagens de negócios devem se tornar cada vez mais escassas, abrindo espaço apenas para as viagens de lazer. 

 

Flexibilização das reservas

 

Essa mudança deve chegar tanto na hora de comprar uma passagem aérea, reservar um hotel ou até mesmo, para fazer uma reserva em bares e restaurantes. A diminuição pela procura dos serviços acima tende a facilitar a negociação entre consumidor e fornecedor do serviço; além disso, existem também os novos protocolos de segurança que impedem por exemplo a formação de filas nos locais públicos. Ou seja, lugares que não trabalhavam com o sistema de reservas, terão que se adaptar a essa nova realidade.

 

A vantagem de hotéis sobre as plataformas de aluguel

 

Diferente das plataformas como o AirBnB por exemplo, os hotéis são capazes de adotar, fiscalizar e comunicar claramente medidas de segurança e protocolos de higiene com muito mais facilidade, gerando maior sensação de segurança para viajantes. 

 

A tendência inclusive é a mudança na forma de realizar o check-in, uma vez que algumas empresas já adotam a digitalização de documentos para evitar o acúmulo de papéis e longas esperas no balcão de atendimento. 

 

Intimista - a palavra da vez 

 

No novo cenário é muito difícil imaginar as férias em família em um hotel de grande rede com 500, 700, 1000 pessoas. Ou mesmo, compartilhar grandes salões para fazer as refeições ou demais áreas de lazer. E por isso os hotéis com menor capacidade saem na frente. Além disso, por se tratarem de locais com tamanho reduzido, torna-se muito mais fácil aplicar todos os protocolos de segurança e higiene. 

 

Hotéis e pousadas intimistas e mais afastados dos grandes centros, com número reduzido de acomodações e principalmente, que possibilitem o distanciamento social seguro, são as grandes apostas na hora de escolher o local para curtir as merecidas férias ou simplesmente relaxar.

 

O lugar ideal para relaxar pertinho de São Paulo

 

O interior de São Paulo caracteriza-se pela rica natureza, tranquilidade, atrações turísticas naturais e principalmente, pela enorme quantidade de hotéis e pousadas com uma proposta muito mais intimista e acolhedora. 

 

O novo normal pede por locais mais seguros; lugares sem as grandes aglomerações, com a possibilidade de realizar as refeições no próprio quarto, contato com o ar puro e a natureza, sem ambientes confinados e superlotados, e é exatamente esse tipo de cenário que você irá encontrar. 

 

Portanto, faça sua pesquisa e desfrute das belezas, comodidade e carinho que os hotéis e pousadas do interior podem oferecer para você e sua família!

 

New Call-to-action

Topics: Lazer em família

folhas 1.png