Você conhece a história do carnaval?

by Recanto da Paz on Fevereiro 6, 2018

Carnaval - Recanto da Paz.jpg

 

“Olha a cabeleira do Zezé, será que ele é, será que ele é?”

 

O carnaval é um feriado de imenso valor brasileiro. Somos conhecidos internacionalmente por nossa alegria, criatividade e animação.

Mas, afinal, você conhece a história do carnaval no Brasil?

 

Tudo iniciou-se durante o Período Colonial, por meio do entrudo — uma festa portuguesa celebrada na colônia e festejada pelos escravos.

A festa do entrudo era muito animada: escravos pintavam os rostos e saiam lançando farinha e bolinhas de água, que podiam ter cheiros bons e ruins. Essa celebração era considerada muito ofensiva, porém, bastante popular.

 

As famílias socialmente mais refinadas não participavam dessa festa. Porém, as moças aproveitavam a farra e jogavam água pela janela nos transeuntes, onde esta festa passou a ser criminalizada. Então, a elite do Império criou os bailes de carnaval festejados em teatros e clubes, onde as polcas eram entoadas.

 

Mesmo com a proibição do entrudo, as camadas populares continuaram com suas práticas celebrativas e criaram os cordões e ranchos.

 

Os cordões pareciam com as procissões da igreja — com os zé-pereiras e tocadores de bumbo. Já os ranchos eram festejados por pessoas de origem rural.

 

As famosas marchinhas de carnaval surgiram em meados de 1.800 e o nome que as representam melhor é Chiquinha Gonzaga. O samba surgiu apenas por volta de 1.910 com os célebres Mauro de Almeida e Donga.

 

No decorrer do século XX, o carnaval se dissipou por todo o Brasil, popularizando-se e ficando cheio de diversidade, fazendo parte das festas de classes nobres e populares, culminando nos afoxés, frevos, corsos, maracatu, escolas de samba e trios elétricos.

 

O Brasil é cheio de riquezas culturais, não é?

 

Se você gosta de pular carnaval, em Atibaia (interior de São Paulo), existem opções desde bonecões nas ruas — num clima bem familiar — até desfiles de escolas de samba — com shows animados.

 

Agora, se você prefere aproveitar esses dias de feriado para descansar no meio de uma natureza exuberante, existe o Recanto da Paz — um hotel preparado para receber você e sua família para dias de descanso, lazer e muita alegria. Eles estão com um pacote para o carnaval com pensão completa, infraestrutura para lazer e monitores com programação especial para crianças e adultos. Ah, seus animais de estimação também são bem-vindos!

 

Que tal “pular o carnaval” lendo seu livro predileto, respirando um ar puro, contemplando a natureza, relaxando na jacuzzi e saboreando pratos deliciosos?

 

New Call-to-action

Topics: Lazer em família

folhas 1.png